O portal de notÃcias Whiplash.net, especializado nos estilos musicais rock e heavy metal, possui conteúdo colaborativo elaborado, essencialmente, pelos próprios leitores. Opera-se no site, por usuários que são fãs, uma
espécie de circuito informativo que, de alguma forma, coloca em cena questões jornalÃsticas e comunicativas, tangenciando um ethos profissional e práticas sociais que envolvem o mundo das celebridades, do culto ao artista e da cena musical. Neste artigo, baseando-se em 399 textos publicados entre 2011 e 2014 sobre o retorno da banda britânica Black Sabbath depois de trinta anos de separação, foram analisadas as matérias colaborativas realizadas e sua circulação, observando os fluxos de postagens e comentários no site. Partindo do acontecimento em questão e de sua dimensão hermenêutica, problematizou-se – do ponto de vista da produção e do consumo de conteúdos informativos na contemporaneidade e das chamadas “mudanças estruturais no jornalismo†– esse tipo de jornalismo, seu caráter, sua natureza e sua credibilidade.
The portal of news Whiplash.net, specialized in the styles musical rock and heavy metal, it possesses content elaborated collaborative, essentially, by own readers. It is operated in the site, for users that are fans, a type of informative circuit that, in some way, puts in scene journalistic and communicative subjects, tangent a professional ethos and practical social that they involve the celebrities world, of the cult to the artist and of the musical scene. In this article, basing on 399 texts published between 2011 and 2014, on the return of the British band Black Sabbath after thirty years of separation, were analyzed the collaborative materials and its circulation, observing the posts flows and comments on the site. Starting from the event in question and of
its dimension hermeneutic, it was problematized, of the point of view of the production and of the consumption of informative contents in the contemporary and of the calls structural “changes in the journalismâ€, this kind of journalism, his character, his nature and his credibility.