Os artistas acadêmicos e seus defensores foram acusados de serem extremamente radicais e retrógrados contra os modernistas. O que se procura evidenciar neste artigo é a existência de uma posição ativista e agressiva
dos modernistas contra os acadêmicos, situação encontrada com mais frequência do que se divulgou até o momento. Um bom exemplo está nas publicações recentes de algumas crônicas inéditas de Manuel Bandeira, que foram eliminadas pelo próprio poeta de suas Obras completas. Artistas como Henrique Bernardelli, Rodolfo Amoedo e Eliseu Visconti foram duramente criticados pelo poeta. Em alguns trechos, aproveita-se a ocasião para justapor a crÃtica de Mário Pedrosa sobre as mesmas questões.
The academic artists and their defenders were accused of being extremely radical and retrograde against the modernists. What is sought to evidence in this article is the existence of an activist position and aggressive of the modernists against the academics, situation found with more frequency than it was published to the moment.
A good example is the recent publications of some unpublished chronicles of Manuel Bandeira, that were eliminated by the poet himself of his Complete works. Artists as Henrique Bernardelli, Rodolfo Amoedo and Eliseu Visconti were harshly criticized by the poet. In some stretches, takes advantage of the occasion to juxtapose the critique
of the Mário Pedrosa about the same issues.