OS SALÕES DE ABRIL E OS GRUPOS SCAP E CLÃ COMO ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE

Revista de História Bilros

Endereço:
Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi
Fortaleza / CE
60120-013
Site: http://www.seer.uece.br/bilros
Telefone: (85) 3101-9763
ISSN: 2357-8556
Editor Chefe: Prof. Dr. Francisco José Gomes Damasceno
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

OS SALÕES DE ABRIL E OS GRUPOS SCAP E CLÃ COMO ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE

Ano: 2013 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Anderson de Sousa Silva
Autor Correspondente: A. de S. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Intelectuais, Salão de Abril, Sociabilidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem por objetivo analisar os escritos da Revista CLÃ, relacionados aos artistas que participaram dos Salões de Abril da SCAP. Será dado foco nos textos produzidos entre os anos de 1948 e 1949. A Escolha destes dois anos se deu, por haver nas edições da revista, textos voltados para às artes plásticas, escritos por Otacílio Colares e Barboza Leite. Após o ano de 1949 ainda houve espaço na revista para às artes plásticas, porém, entre os dois anos mencionados, ocorrera certa constância através dos textos dos dois autores já citados. Tentaremos, a partir disso, analisar as relações de sociabilidade configuradas entre os grupos SCAP e CLÃ, em especial no tocante as suas aproximações em torno dos Salões de Abril. Para tanto, as noções de sociabilidade, intelectuais e geração serão discutidas neste trabalho como categorias históricas que nos permitem refletir sobre as questões que serão abordadas.



Resumo Inglês:

This study aims to analyze the writings of the Journal CLÃ related to artists who participated in the April of the SCAP salons. Focus will be given in the texts produced between 1948 and 1949. Choose from these two years was given for having the issues of the magazine, aimed texts for the visual arts, written by Otacílio Necklaces and Barboza Leite. After the year 1949 there was still room in the magazine for the visual arts, however, between the two years mentioned, occurred certain constancy through the texts of the two authors cited above. Try, from this, to analyze the social relationships configured between SCAP and CLÃ groups, in particular as regards its approaches around April salons. Therefore, the notions of sociability, intellectual and generation will be discussed here as historical categories that allow us to reflect on the issues to be addressed.