Um feixe luminoso: uma leitura da coleção de literatura eletrônica portuguesa

Texto Digital

Endereço:
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Campus Universitário UFSC/CCE, 5º andar, sala 515. Trindade. Florianópolis.
Florianópolis / SC
88.040-900
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/index
Telefone: (48) 3721-6590
ISSN: 18079288
Editor Chefe: Everton Vinicius de Santa
Início Publicação: 31/05/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Um feixe luminoso: uma leitura da coleção de literatura eletrônica portuguesa

Ano: 2015 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: A. Seiça
Autor Correspondente: A. Seiça | [email protected]

Palavras-chave: Coleção de Literatura Eletrónica Portuguesa, Literatura Portuguesa Experimental, PO.EX, Videopoesia, Poesia Digital

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Coleção de Literatura Eletrónica Portuguesa (CLEP), na base de dados ELMCIP, pretende abordar e recolher as obras criativas e teóricas mais relevantes produzidas por autores portugueses no campo da literatura eletrónica, durante os últimos quarenta e cinco anos. A coleção agrega também autores, eventos, organizações, editoras, periódicos, publicações, conferências, performances, instalações e exposições que estejam relacionadas com o contexto português.

O presente ensaio analisa criticamente a CLEP, em torno de elementos literários, políticos, históricos, estéticos e tecnológicos, através de um fio condutor representado por um “feixe luminoso”, que pretende dar conta da transição e continuidade temática e medial, mas também da transgressão e ruptura, produzidas pela vanguarda do movimento de Poesia Experimental dos anos 1960 até aos ambientes computacionais de criação literária do século 21. Ao longo desta leitura, analisa-se igualmente várias obras de Pedro Barbosa, E. M. de Melo e Castro, Silvestre Pestana, Manuel Portela e Rui Torres.