O FALO COMO SEXUALIDADE E JOCOSIDADE NAS REPRESENTAÇÕES DE SILENO NO DRAMA SATÍRICO CICLOPE NA CERÂMICA DOS SÉCULOS VI e V a.c. (Dossiê: O Mundo Antigo: Literatura e Historiografia)

ehum

Endereço:
Avenida Professor Mário Werneck - 1685 - Buritis
Belo Horizonte / MG
30575-180
Site: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/index
Telefone: (31) 9158-0226
ISSN: 1984-767X
Editor Chefe: Rangel Cerceau Netto
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O FALO COMO SEXUALIDADE E JOCOSIDADE NAS REPRESENTAÇÕES DE SILENO NO DRAMA SATÍRICO CICLOPE NA CERÂMICA DOS SÉCULOS VI e V a.c. (Dossiê: O Mundo Antigo: Literatura e Historiografia)

Ano: 2015 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: L. M. Barbosa
Autor Correspondente: L. M. Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: Sileno, falo, sexualidade, jocosidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Resumo: O que se pretende com este artigo é perceber como a representação fálica – uma constante em diversos aspectos da arte grega – foi inserida nos contextos de Sileno, divindade participante do cortejo dionisíaco e que possuía, dentre outras características, uma sexualidade latente. Desde o período arcaico esta criatura já é representada itifálica, possuindo um aspecto ao mesmo tempo jocoso e altamente sexualizado. Neste artigo abordaremos a relação da sexualidade fálica de Sileno com o poder sexual masculino, inerente a sociedades patriarcais como a de Atenas. Entender a representação fálica como elemento deste patriarcado, e como este se insere na questão de Sileno, é primordial. Para nossas análises lançaremos mão do drama satírico Ciclope, escrito no século V a.C. por Eurípides, e de imagens em cerâmica produzidas entre os séculos VI e V a.C.
Palavras-Chave: Sileno, falo, sexualidade, jocosidade

Recebido em: 07/07/2015 – Aceito em 28/08/2015



Resumo Inglês:

Abstract: The aim of this work is to understand how the phallic representation - a constant in many aspects of Greek art - was inserted in the contexts of Sileno, participant divinity of the Dionysian procession, who had, among other features, a latent sexuality. Since the archaic period this creature has already a phallic representation, looking like, at the same time, highly sexualized facetious. In this article we discuss the relationship of phallic sexuality of Sileno, with male sexual power inherent in patriarchal societies such as Athens. Understanding the phallic representation as part of the patriarchy, and how this fits into the question of Sileno, is paramount. To our analysis we will use the satirical drama Ciclope, written in the V BC by Eurípides, and images produced in Attica between the VI and V BC.
Keywords: Silenus, phallus, sexuality, Attica.