Nas diversas memórias, Benjamin narra episódios da sua infância, são memórias que se coadunam ao contexto e ao passado. Contudo a impressão é que prevalecem elementos subjetivos. Como em Tiergarten (Parque da Cidade de Berlim), aqui o autor alude aos recônditos do Parque que evidenciam reentrâncias com a antiguidade. Principalmente em relação à arquitetura. Não obstante, o que mais chama a atenção, é o sentimento de perda, que o Tiergarten clama no pensamento do Benjamin adulto, que reflete sobre o Benjamin criança, e nesse exercÃcio o que vem a memória é o amor juvenil e a morte de sua amada, Luise von Landau. Outrossim é interessante como ele se refere ao Kaiserpanorama . No final da infância de Benjamin houve a introdução de música junto aos filmes ou imagens exibidas no Kaiserpanorama, isto teve um efeito negativo para ele, visto que tornou as viagens com os filmes chatas, pois ela se dissolvia na imagem, da qual a fantasia era capaz de se nutrir. Dá-nos a impressão que a introdução da música atrapalhava a fruição de Benjamin, assim como a ampliação de sua imaginação.