A ópera a que assistimos: um estudo de caso

Viso: Cadernos de estética aplicada

Endereço:
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n
Niteroi / RJ
24210-201
Site: http://www.revistaviso.com.br
Telefone: (21) 2629-2863
ISSN: 1981-4062
Editor Chefe: Vladimir Vieira
Início Publicação: 31/12/2006
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A ópera a que assistimos: um estudo de caso

Ano: 2010 | Volume: 4 | Número: 8
Autores: Claudio Reis Vieira
Autor Correspondente: Claudio Reis Vieira | [email protected]

Palavras-chave: música erudita, ópera, Verdi, Donizetti

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo discute as relações de produção que caracterizam as montagens operísticas contemporâneas a partir do programa "Ópera no cinema", que trasmite récitas do Metropolitan Opera House, em alta definição e ao vivo, para salas de cinema em diferentes países. Duas montagens desse programa - Lucia de Lammermoor e La Sonnambula, de Donizetti - são analisadas ao lado da versão de Dimitri Tcherniakov para o Macbeth, de Verdi, realizada pela Ópera de Novossibirski em parceria com a Opéra National de Paris.



Resumo Inglês:

This paper takes the Metropolitan Opera House HD live broadcasting program as a starting point for discussing contemporary opera production. It analyzes two MET stagings - for Donizetti's Lucia de Lammermoor and La Sonnambula - along with Dimitri Tcherniakov's version of Verdi's Macbeth, a co-production of Novossibirski's Opera House and Opéra National de Paris.