Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo

Lumina

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ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo

Ano: 2008 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Gibran da Rocha Bento
Autor Correspondente: Bento, G.R | [email protected]

Palavras-chave: surrealismo; cinema contemporâneo; subjetividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo examina os conceitos de Theodor Adorno e
Walter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,
recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Em
contraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo como
alienado e possuidor de uma subjetividade que foge do referencial da
realidade, buscando uma liberdade subjetiva, mas que acaba por não
tomar consciência da sua falta de liberdade objetiva. O artigo traz esta
questão para o panorama atual da cultura por meio de textos de
Fredric Jameson e Norman Denzin sobre filmes do cineasta David
Lynch.