A narrativa como vetor ético-ideológico: revisando o legado de Frank Capra

Lumina

Endereço:
FACOM - Universidade Federal de Juiz de ForaRua Professor Lourenço Kelmer, s/nCampus Martelos
Juiz de Fora / MG
36036-330
Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina
Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A narrativa como vetor ético-ideológico: revisando o legado de Frank Capra

Ano: 2010 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Maurício de Medeiros Caleiro
Autor Correspondente: M. M. Caleiro | [email protected]

Palavras-chave: cinema; teoria da narrativa; análise comparativa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Análise crítica das estratégias narrativas empregadas pelo filme A Felicidade Não se Compra (It’s a Wonderful Life, Frank Capra, EUA, 1946), comparando-as com aquelas adotadas por duas de suas refilmagens na última década: Um Homem de Família (The Family Man, Brett Ratner, EUA, 2000) e Click (Frank Coraci, EUA, 2006). Enfatiza-se tanto o exame de aspectos formais estruturais das narrativas quanto o papel que estes desempenham na construção de um ethos ideológico que, a um tempo, questiona a imagem de Capra como um ícone do populismo moralista no cinema e, a partir de seu legado, interroga o status axiológico da tradição cinematográfica norte-americana.