A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
Lumina
Endereço:
FACOM - Universidade Federal de Juiz de ForaRua Professor Lourenço Kelmer, s/nCampus Martelos
Juiz de Fora / MG
36036-330
Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina
Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação
A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo
Ano: 2015 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Eliza Bachega Casadei, Kelly De Conti Rodrigues, Carlos Alberto Garcia Biernath
Autor Correspondente: E. B. Casadei, K. C. Rodrigues, C. A. G. Biernath | [email protected]
Autor Correspondente: E. B. Casadei, K. C. Rodrigues, C. A. G. Biernath | [email protected]
Palavras-chave: Fotojornalismo; Futebol; DomÃcio Pinheiro; Composição.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
A obra do fotojornalista DomÃcio Pinheiro está localizada em perÃodo de transição na cobertura de esportes no Brasil, em que uma série de modificações tecnológicas e simbólicas consolidava-se (tanto em relação ao esporte quanto em relação à própria fotografia). Tais modificações materializaram-se na adoção de técnicas de composição especÃficas para a imagem. O objetivo do presente artigo é, justamente, estudar a fotografia de DomÃcio Pinheiro, a partir do desvelamento dos processos de composição que ele utilizava para criar sentido em suas imagens. Nós analisaremos em detalhes essas técnicas composicionais que marcaram o trabalho do fotojornalista, bem como o modo os efeitos de sentido articulados a elas.