Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no ano de 2011 para o Projeto Memória Lélia Gonzalez – o feminismo
negro no palco da História – uma parceria da Fundação Banco do Brasil, Rede de Desenvolvimento Humano
e Brasilcap – e tem como objetivo apresentar o Projeto Memória Lélia Gonzalez, de autoria da Fundação Banco do
Brasil, e suas contribuições ao debate atual no âmbito da educação, em diálogo com a Lei 10.639 de 09/01/03 que
insere a temática da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana no currÃculo das instituições oficiais de ensino,
ampliada pela Lei 11.645/08, a qual incorporou a questão indÃgena. A metodologia de pesquisa qualitativa propiciou
o levantamento de dados bibliográficos e documentais, complementados com entrevistas semiestruturadas. Dentre
as diversas bibliotecas e instituições consultadas, destacamos o acervo pessoal da homenageada, que denominamos
Acervo Lélia Gonzalez, composto basicamente de material impresso (textos, documentos pessoais, currÃculos, jornais,
fotos), sob a curadoria do Pai Jair D’Ogum, principal liderança religiosa do Ilê Oxum Apará, no Bairro de ItaguaÃ/RJ.
The aim is to present the “Projeto Memória Lelia Gonzalezâ€, from “Fundação Banco do Brasilâ€, and their
contributions to the debate in education, according the Law 10.639 of 01/09/03 which incorpored the theme
of History and Culture of Afro-Brazilian and African in the curriculum of institutions education, magnified by
Law 11,645 / 08, which also incorporated indigenous issues. Data from the survey conducted in 2011 for Lelia
Memory Project Gonzalez named Black feminism in History, a partnership of the Fundação Banco do Brasil,
Rede de desenvolvimento Humano e Brasilcap. Qualitative research methodology was done by bibliographic
and documentary data, besides the semi-structured interviews. Among the libraries and institutions studied,
we highlight the personal collection of Lelia Gonzalez. We named Acervo Lelia Gonzalez which consists mainly
of printed materials (texts, personal documents, curricuum, newspapers and pictures), by curatorship of Pai
Jair D’Ogun, the main religious leadership of Ilê Oshun Apará, at Itaguaà neighborhood, Rio de Janeiro, Brazil.