Pedro Weingärtner foi um artista gaúcho que viveu na transição do século XIX para o século XX, entre idas e vindas entre Brasil e Europa. Em sua vasta produção artÃstica retratou, entre outros temas, a imigração europeia. Dessa forma, esta pesquisa visa compreender as pinturas deste artista e desta temática, como sendo um patrimônio artÃstico e iconográfico, portador de uma memória e que retrata uma identidade teuto-brasileira, principalmente ao representar os imigrantes europeus no processo de estabelecimento das primeiras colônias no Sul do paÃs, ou ainda representando-os dentro de seus espaços de sociabilidade e lazer, como no caso dos bailes do Kerb.
Pedro Weingärtner was a gaucho artist who lived in the transition from the nineteenth to the twentieth century. Had its trajectory marked between the comings and goings between Brazil and Europe, and the experience of these two cultures. In his vast artistic production portrayed, among others, the European immigration. Thus, this research aims to understand three paintings Weingärtner that address this issue. The paintings are also understood as an artistic and iconographic heritage and that carries a memory and portraying a German-Brazilian identity. This is primarily to represent the European immigrants in the process of establishment of the first colonies in southern Brazil, or to represent them in their spaces of sociability and leisure, as with the Kerb's dances.