Discute-se nesse artigo a influência da carta EncÃclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII, de 1891, sobre a configuração do ensino de Sociologia em uma escola pública normalista da década de 1930. Tal discussão corrobora no sentido de compreender as configurações do ensino de Sociologia nesse perÃodo em que a disciplina era obrigatória nesse nÃvel educacional, mais especificadamente analisar os fundamentos da Sociologia Católica. Para tal empreitada, foram analisados os conteúdos de provas voltadas a essa modalidade de ensino, datadas do ano de 1935, e aplicadas na Escola Normal Municipal de Alegre, localizada no interior do EspÃrito Santo. Identificou-se que a Sociologia Católica, ainda que se afirmasse possuidora de cientificidade, tinha seus fundamentos baseados nas concepções católicas, pincipalmente na carta EncÃclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII. Notou-se uma preocupação em levar para a esfera educacional questões que eram fundamentais para a Igreja Católica da época, frente à secularização e ao modernismo, tais como a noção monogâmica de casamento e o papel submisso da mulher ao marido, assim como fazer frente ao latifúndio improdutivo, denunciados na Rerum Novarum.
In this article we discuss the influence of the Rerum Novarum Encyclical of Pope Leon XIII of 1891 on the structure of the teaching of Sociology in a public normal school in the decade of the 1930s. Such a discussion contributes in the sense of understanding the forms of the teaching of Sociology in the period in which this discipline was mandatory at this educational level, more specifically, in analyzing the fundamentals of Catholic Sociology. For such an undertaking, we analyzed the contents of tests centered on this area of teaching, dated from the year 1935, given in the Municipal Normal school of Alegre, located in the interior of EspÃrito Santo. It was found that Catholic Sociology, though affirming itself as a possessor of scientific thought, based its foundations on Catholic concepts, principally on the Rerum Novarum Encyclical of Pope Leon XVIII. A concern was seen about carrying into the educational sphere questions which were fundamental to the Catholic Church at the time facing secularization and modernism, such as the monogamous notion of marriage and the submissive role of the woman to her husband, as well as facing the unproductive latifundia denounced in the Rerum Novarum.