A animação na era digital: um estudo de casos no Japão e nos EUA

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ISSN: 1980-3710
Editor Chefe: Cristiane Finger
Início Publicação: 31/12/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

A animação na era digital: um estudo de casos no Japão e nos EUA

Ano: 2014 | Volume: 19 | Número: 32
Autores: A. Longo, B. D. Silva, D. Liege, M. F. Ochoa
Autor Correspondente: A. Longo | [email protected]

Palavras-chave: Cinema digital; animação; história do cinema; imagem; tecnologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo busca analisar dois filmes cujas técnicas de animação estudaram novas propostas estéticas ao cinema contemporâneo, cada um à sua maneira. Pensado o cinema como uma mídia capaz de fazer convergir os mais diversos meios, e associando à animação o poder de representar qualquer coisa capaz de ser imaginada, assim o artigo busca nos filmes Uma Cilada Para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit, Robert Zemeckis, 1988) e O Fantasma do Futuro (Kôkaku Kidôtai, Mamoru Oshii, 1995) a descrição de um cinema digital como uma nova mídia, atravessando fronteiras físicas e mercadológicas, capaz de produzir uma série específica de sentidos previamente improváveis ao seu meio e que se predispõe, tal como o cinema sempre se predispôs, a estudar novas formas de criar imagens e signos para as mesmas.