Pokémon, gotta catch them all: comunidade, jogo e memória

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ISSN: 1980-3710
Editor Chefe: Cristiane Finger
Início Publicação: 31/12/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Pokémon, gotta catch them all: comunidade, jogo e memória

Ano: 2016 | Volume: 21 | Número: 35
Autores: C. Freitas, M. Amaro
Autor Correspondente: C. Freitas | [email protected]

Palavras-chave: Jogos Digitais; Inteligência Coletiva; Memória

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo propõe uma reflexão teórica sobre as interações entre memória e comunidade no gameplay de Pokémon Red (1996) via Twitch, o qual, a partir da mobilização de uma inteligência coletiva, deu origem a uma memória coletiva embasada na ressignificação da narrativa do jogo pelos próprios usuários. Sob os pilares da cultura remix, este texto destaca a importância da participação e, também, da mobilização de tal inteligência, a fim de cooperar tanto na manutenção quanto na criação de uma memória relacionada à comunidade na rede. Ao observar o conteúdo narrativo do objeto desta análise, foi identificada a construção de um universo extradiegético, diretamente relacionado à comunidade e ao gameplay.