Este trabalho analisa a situação do negro em duas peças teatrais de Martins Pena - Os dois ou o inglês maquinista e O juiz de paz da roça. Vemos representadas, nestas peças, as mazelas da sociedade brasileira, as relações patriarcais, a ilegalidade do tráfico negreiro e a omissão do Estado. A independência conquistada em 1822 possibilita o término da aliança polÃtica entre Brasil e Portugal. O acordo estabelecido com a Inglaterra em 1826 e a lei regencial de 7 de novembro de 1831 que tornava formalmente ilegal o transporte de novos escravos em território brasileiro não conseguiram banir as contravenções. Desta forma, tem-se uma grande disparidade entre os ideais liberais da Europa e a sociedade brasileira, escravista e imperial, que temia, com as intervenções inglesas, o fim da escravidão. Nas peças de Martins Pena, sob a pena do humor, o escritor satiriza os projetos nacionais e a fragilidade do sistema polÃtico-social brasileiro do século XIX.
This paper analyzes the situation of the black in two plays of Martins Pena - Os dois ou o inglês maquinista and O juiz de paz da roça. In these two plays we can see the ills of Brazilian society, the patriarchal relations, the illegality of the slave trade and the State's omission. The independence conquered in 1822 enables the political alliance end between Brazil and Portugal. The agreement established with England in 1826 and the regency law of November 7 of 1831, which made illegal the transportation of new slaves in Brazil, failed to ban misdemeanors. Thus, there is a great disparity between liberal ideals of Europe and Brazilian society, slaveholder and imperial, which feared, with English intervention, the end of slavery. In his plays, using humor, the writer mocks the national projects and the fragility of the Brazilian political-social system of the nineteenth century.