No inÃcio da década de 1840, em pleno perÃodo da ditadura
cabralista em Portugal, ao analisar um drama e sua recepção pelo público
português, o escritor Rebelo da Silva escreve na Revista Universal Lisbonense
que "as paixões polÃticas refervem, e transpiram nas obras de arte"
(23/11/1843, p. 165). É o perÃodo de produção de Eurico, o presbÃtero, das
Viagens na Minha Terra, e de ascensão de jovens romancistas portugueses. O
que se destaca no conjunto de narrativas publicadas nesse periódico nos
volumes sob redação de António Feliciano de Castilho (1842-1845) são a
busca por novas formas literárias e a força das paixões polÃticas que
influenciam na escrita desses romances.
In the early 1840s, at the height of the cabralista dictatorship in
Portugal, the writer Rebelo da Silva analyzing a drama and its reception by the
Portuguese public in the Revista Universal Lisbonense claims that "the political
passions reboil and exude in the artworks "(23/11/1843, p. 165). It's the
production period of Eurico and of Viagens na minha terra, and also the time of
the rising of young Portuguese novelists. What stands out in the set of
narratives published in this journal during the editorial of António Feliciano de
Castilho (1842-1845) is the search for new literary forms and the strength of the
political passions that influence the writing of these novels.