O artigo propõe-se a apresentar a possibilidade de utilização de uma Metáfora Musical para a discussão da complexidade das identidades teóricas de historiadores e filósofos da história. A Metáfora empregada – o „acorde teórico‟ – pretende apreender a complexidade de um autor supondo que nenhum autor, ou poucos autores, adéquam-se estritamente a classificação em um único paradigma historiográfico, tal como o Positivismo, o Historicismo ou o Materialismo Histórico. As idéias apresentadas neste artigo serão desenvolvidas em um livro do autor, que será publicado até o final de 2010, no qual se pretende analisar diversos historiadores e suas obras a partir da metáfora proposta.
The article aims to present the possibility of using a musical metaphor to discuss the
complexity of the theoretical identities of historians and philosophers of history. The metaphor used
– the theory chord‟ – intents apprehend the complexity of an author supposing that no author, or at
least few numbers of authors, could be closely classified in a single historiography paradigm, such as
positivism, historicism or historical materialism. The ideas presented in this article will be developed
in an author's book which will be published by the end of 2010, which seeks to analyze various
historians and their works using the metaphor proposed