A partir de reflexões sobre as festas urbanas medievais, e como parte de uma pesquisa para a dissertação de mestrado que investiga a produção de gravuras de “Maria com a Criançaâ€, executadas pelo gravador Albrecht Dürer (1471-1528) de Nuremberg; o presente artigo pretende identificar como diversas referências à liturgia cristã e à s festas urbanas vivenciadas nos séculos XV e XVI pela Cristandade Ocidental eram visualmente representadas em um tema que, por não tratar de um aspecto especÃfico da vida de Maria, tinha um caráter essencialmente devocional. Para tanto, nos deteremos na análise das gravuras em metal, produzidas pelo mencionado gravador, por acreditarmos que as especificidades dessa técnica poderão mostrar que momentos litúrgicos podiam ser relembrados por diversos grupos sociais em momentos de devoção pessoal, a partir do surgimento e disseminação da gravura.
Through reflexions about medieval urban festivals and as part of a research for a
master degree that investigates the engravings’ production of “Mary and Childâ€, made by
the engraver Albrecht Dürer of Nuremberg; this article pretends to identified how different
references to the Christian liturgy and urban festivals of the fifteenth and sixteenth century
were visually represented in a subject that had a devotional character, since it did not
represent an isolated event of the Life of Virgin. The analysis will be concentrated in
engravings produced by Dürer because his specificities will show that liturgical moments
could be remembered by different social groups in moments of personal devotion since the
dissemination of the engraving.