Morto no ano de 1883, o compositor alemão Richard Wagner deixou uma complexa obra que pode ser dividida em 4 partes: (1) musical: principalmente a ópera, ou, como o autor chamou, Drama Musical; (2) poética, principalmente os seus libretos operÃsticos; (3) análises acerca da arte, como é o caso do texto Das Kunstwerk der Zukunft [A obra de arte do futuro]; e (4) análises culturais, sociais e polÃticas, como Ãœber Staat und Religion [Sobre o Estado e a Religião]. O século XX por sua vez reduziu a obra wagneriana à produção musical e a seus textos anti-semitas. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar e apresentar, em versão bilÃngüe, a obra Was ist deutsch? [O que é germânico?] de Richard Wagner, escrita originalmente em 1865 para Ludwig II da Baviera, sendo revisada pelo compositor em 1878. Nesta obra, encontramos caracterÃsticas presentes na maioria dos textos da quarta parte da produção do autor, como sua interpretação de nacionalismo e anti-semitismo.
Dead in 1883, the German composer Richard Wagner left a motley work that
can be sorted in four categories: (1) musical work: mostly operas or as the composer
named: Musical Dramas; (2) poetic work, specifically his operistic librettos; (3) essays
about art, for instance a work entitled Das Kunstwerk der Zukunft [The Artwork of the
Future] and finally (4) cultural, social and political essays, just to mention Ãœber Staat
und Religion [On State and Religion]. The 20th century on the other hand lessened his
production only to his musical works and anti-semitic writtings. We aim in this text to
assay and to present, in a bilingual edition, Richard Wagner's work Was ist deutsch?
[What is german?], originally written in 1865 to Ludwig II, King of Bavaria, and
reviewed by Wagner in 1878. We have found in this work features also found in most of
his essays, for example his definition about nationalism and anti-semitism