Musicoterapia Crioula: estudo dos elementos característicos da brincadeira de roda de Tambor de Crioula em práticas musicoterápicas

InCantare

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ISSN: 2317-417X
Editor Chefe: Profª. Drª Mariana Lacerda Arruda
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Musicoterapia Crioula: estudo dos elementos característicos da brincadeira de roda de Tambor de Crioula em práticas musicoterápicas

Ano: 2015 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Ângelo Teixeira Passos, Sidinalva Wawzyniak
Autor Correspondente: Passos, A. | [email protected]

Palavras-chave: musicoterapia social, tambor de crioula, manifestação cultural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os estudos das práticas musicoterapêuticas com manifestações culturais
por meio da condução de ritmos estruturados, já se constitui num modelo aplicado
e aceito nos mais variados segmentos da área da saúde. O tocar, cantar, dançar e
compartilhar são elementos do Tambor de Crioula e de interesse da Musicoterapia
Social, caracterizada por ações centradas em promoção e produção de saúde.
Este estudo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica em que foi levada
em consideração a literatura que abordava elementos teóricos e metodológicos
da Musicoterapia e da Manifestação Popular, tomando como base de análise a
Antropologia. Uma pesquisa de campo, feita durante os dois últimos anos, em que foi
privilegiada a observação participante e entrevistas estruturadas a partir da temática
de estudo, também foi apresentada. Estes dois momentos da pesquisa possibilitaram a
articulação entre os elementos constitutivo do Tambor de Crioula que se relacionavam
com a prática musicoterápica. No contexto da Musicoterapia a cultura em geral, ou a
cultura popular pode ser considerada um terreno fértil para pesquisa e construção de
novos conhecimentos.



Resumo Inglês:

Studies on music therapy practices and cultural events in which
structured rhythms are conducted, already constitutes a model applied and accepted
in various sectors of health care. Playing, singing, dancing are elements from Creole
Drums that interest social musictherapy, a fi eld of practice which is characterized
by actions centered on promotion and production of health. This study, constructed
from a literature review, took in consideration the literature that addressed theoretical
and methodological elements of music therapy and the Popular Demonstration, was
analysed on the anthropology basis. A fi eld research, conducted during the last two
years, which privileged participant observation and structured interviews from the
study theme, was also presented. These two moments of the research made possible
the relationship between the constituent elements of Creole Drums that was related
to music therapy practice. Music therapy in the context of culture in general or popular
culture can be considered a fertile ground for research and construction of new
knowledge.
Keywords - Social Music Therapy. Creole Drums. Popular Demonstration.