José Saramago e o imaginário cristão no cinema

Revista do GELNE

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ISSN: 1517-7874
Editor Chefe: Sulemi Fabiano Campos
Início Publicação: 31/05/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

José Saramago e o imaginário cristão no cinema

Ano: 2001 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: José Leão Alencar Oliveira Júnior
Autor Correspondente: J. L. A. O. JUNIOR | [email protected]

Palavras-chave: Narrativa literária portuguesa. José Saramago. Literatura e cinema. Análise comparativa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A construção discursiva da história e seu entrelaçamento no texto literário constituíram o núcleo de referências da leitura que realizei de A jangada de pedra no último encontro do GELNE em Fortaleza.A abordagem destacava o trânsito e o diálogo entre diferentes modalidades discursivas, que o jogo ficcional de José Saramago (des)orientava para sondar os limites, imprecisos e errantes, entre a ilusão e a experiência de realidade. O imaginário do escritor tem um efeito corrosivo, ao impregnar-se em mitos,crenças, lendas, tradições e consensos históricos,culturalmente consolidados. A incessante indagação a que Saramago submete os saberes e as crenças evidencia a determinação de examinar os processos de que se valem os indivíduos para criar, interpretar e vivenciar o mundo em que se inserem. Assim, a sondagem expõe as lacunas e a fragilidade das convicções que nos apaziguam ante o casual e o arbitrário.Saramago esgarça ou rompe a falsa completude da visão, expõe as relações desarmônicas entre os discursos que se comunicam, orquestrados por diferentes combinatórias. Ao garantir a pluralidade e a simultaneidade dos desenvolvimentos, a visão do escritor se nega a imagem de completude e a totalidade desejadas.