Ciencia,religión y teología en la arquitectura y en el arte sagrado

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Ciencia,religión y teología en la arquitectura y en el arte sagrado

Ano: 2013 | Volume: 17 | Número: 44
Autores: Ana María Margarita Cámpora, Susana Villalonga, Mercedes Palacio, Liliana Martínez
Autor Correspondente: A. M. M. Cámpora, S. Villalonga, M. Palacio, L. Martínez | [email protected]

Palavras-chave: ciência, teologia, religião, arquitetura, arte.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A arquitetura e arte sagradas se vinculam com os símbolos universais, que
por serem primordiais se apresentam como transculturais. Sua interpretação
difere conforme a construção das representações sociais que/as diferentes
culturas fizeram delas, mas conservam um caráter teofânico que os cobrem
de uma dimensão de transcendência. As “Verdades Eternas”, os mitos e os
arquétipos universais são “pressentidos” através dos “Mundus Imaginalis”,
o Mundo dos símbolos, o mundo teofánico em que os arquétipos em forma
de imagens são manifestados na alma do ser humano. O conhecimento da
arquitetura e arte sagradas, envolve o termo Hierognosis (do grego) que
significa “conhecimento do sagrado”. O fim da arte sagrada é refletir realidades
supra formais através de elementos simples e primordiais. Assim mesmo, a
arquitetura e a simbologia estão atravessadas pela função.
A função está ligada a expressão e ambas podem ser abordadas desde
à percepção. A arquitetura e a arte sagrada se diferenciam de outras formas
artísticas denominadas “arte profana”. Em todas as religiões existe uma arte e uma arquitetura sagradas, pelo
objeto, pela finalidade, e pelo modo de execução. Suas funções, expressões,
significados e finalidades vinculam as pessoas que, ao contemplar e habitar,
anelam a conexão com a dimensão sagrada da divindade.



Resumo Espanhol:

La arquitectura y el arte sagrados se vinculan con los símbolos
universales, que por ser primordiales, se presentan como transculturales.
Su interpretación difiere conforme la construcción de las representaciones
sociales que las diferentes culturas han hecho de ellos, pero conservan un
carácter teofánico que los imbuye de la dimensión de trascendencia. Las
“Verdades Eternas”, mitos o arquetipos universales, son “presentidas” a través
del “Mundus Imaginalis” o Mundo de los Símbolos, mundo teofánico en el
que los arquetipos en forma de imágenes son reflejados en el alma del ser
humano. El conocimiento de la arquitectura y el arte sagrado, involucra al
término Hierognosis, (del riego) que significa “conocimiento de lo sagrado”.
El fin del arte sagrado es reflejar realidades supra formales a través de
elementos simples y primordiales. Asimismo, arquitectura y simbología están
atravesadas por la función. La función está ligada a la expresión y ambas
pueden ser abordadas desde la percepción. Arquitectura y el Arte sagrado se
diferencian de otras formas artísticas denominadas “arte profano”. En todas
las religiones existe un arte y una arquitectura sagrados, por el objeto, la
finalidad, y el modo de ejecución. Sus funciones, expresiones, significado y
finalidad vinculan a quienes al contemplar – habitar, anhelan la religación con
la dimensión sagrada de lo divino.