A tradição latino-americana da alteridade em Passageiro do fim do dia, de Rubens Figueiredo

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A tradição latino-americana da alteridade em Passageiro do fim do dia, de Rubens Figueiredo

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 9
Autores: Thales de Barros Teixeira
Autor Correspondente: T. B. Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: alteridade, discurso, modernidade, latinidade, otherness, speech, modernity, latin identity

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo procura demonstrar de que maneira o romance Passageiro do fim do dia, de Rubens Figueiredo, está em diálogo com a construção do discurso literário da alteridade, tão presente na obra de grandes escritos latino-americanos, como Gabriel García Márquez e Julio Cortázar. Para tanto, Rubens põe em confronto a perspectiva de personagens que vivem na cidade do Rio de Janeiro, mas que se entendem como diferentes entre si, porque a cidade em que vivem é cindida, e seus círculos sociais não gozam de interação cotidiana.



Resumo Inglês:

This article aims to explain how the novel Passageiro do fim do dia [Passenger in the End of the Day], by Rubens Figueiredo, establishes a dialogue with the artistic discourse of otherness, recurrent on the works by many great Latin-American authors, such as Gabriel García Márquez and Julio Cortázar. For achieving such dialogue, Figueiredo confronts the perspectives of characters who lives in Rio de Janeiro, although they recognize only differences among themselves. As the city where they live is split, their different social circles do not experience everyday interaction.