Vitimização policial: análise das mortes violentas sofridas por integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2013-2014)

Revista Brasileira de Segurança Pública

Endereço:
Rua Amália de Noronha, 151 - Pinheiros
São Paulo / SP
05410-010
Site: https://revista.forumseguranca.org.br/
Telefone: (55) 1194-1202
ISSN: 19811659
Editor Chefe: Paula Ferreira Poncioni
Início Publicação: 28/02/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Vitimização policial: análise das mortes violentas sofridas por integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2013-2014)

Ano: 2016 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Alan Fernandes
Autor Correspondente: Alan Fernandes | [email protected]

Palavras-chave: Vitimização policial. Segurança pública. Polícia Militar. Vitimologia. Criminologia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A morte de policiais constitui um capítulo à parte dentre as mortes ocorridas no Brasil. Isso em razão de sua especificidade,
haja vista as condicionantes bastante próprias, quando comparadas à população em geral, que os tornam vítimas em
números muitas vezes superiores a outros grupos sociais, e por atingir um grupo particularmente ligado às ações para a
promoção de melhores condições de enfrentamento ao crime e à violência junto à sociedade. Com essa preocupação,
o presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre casos de integrantes da Polícia Militar do Estado de
São Paulo (PMESP) que morreram por causa violenta, no Estado de São Paulo, em 2013 e 2014. Tendo como inspiração
as “teorias de estilo de vida” (life style models) e “oportunidades” (opportunity models), busca apresentar elementos
para discussão de iniciativas que minimizem os riscos a que policiais, em especial os militares, estão sujeitos.