O uso do som e de imagens com movimentos mínimos em Melancolia

Lumina

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ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

O uso do som e de imagens com movimentos mínimos em Melancolia

Ano: 2016 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Luíza Beatriz Alvim, Nina Velasco e Cruz
Autor Correspondente: Luíza Beatriz Alvim, Nina Velasco e Cruz | [email protected]

Palavras-chave: cinema; fotografia; música; estética

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Analisamos o uso do som e de imagens com movimentos mínimos no prólogo no filme Melancolia (2011) de Lars Von Trier e observamos que tais imagens possuem características limítrofes entre cinema, fotografia e pintura, do mesmo modo que as características musicais do prelúdio da ópera Tristão e Isolda de Wagner contribuem para o efeito de imobilismo. Consideramos que essas imagens produzem um efeito temporal específico, associado à idéia de morte e de impotência humana, também está presente na música preexistente utilizada