Para responder ao desafio do ensino de evolução humana no Ensino Fundamental II e desconstruir o senso comum que permeia a visão popular sobre o tema, essa pesquisa buscou desenvolver uma alternativa pedagógica. O jogo “EvoTrunfo” foi criado para contribuir para o ensino de evolução humana por meio de uma estratégia didática lúdica envolvendo atividades em grupos. Como uma pesquisa de viés qualitativo, buscou a contribuição dos pares na disciplina de Evolução Humana no Mestrado em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES) por meio de um questionário aplicado. O resultado posterior, em sala de aula, expõe que é possível identificar os conteúdos e conceitos utilizados no produto educacional e que o mesmo facilita o processo de ensino-aprendizagem.
In order to answer to the challenge of the teaching of Human Evolution in the elementary school and deconstruct the commom sense that permeates the popular view about the theme, this current research sought to develop a pedagogical alternative. The cards game ‘Evotrumps’ was created to give support to the teaching of Human Evolution through a playful didactic strategy of group activities. As a research of a qualitative nature, we sought the contribution of the pairs in the discipline “Human Evolution” on the Master Degree in Science and Mathematics of the Federal Institute from Espirito Santo state, through applied questionnaire. The subsequent result, at elementary school classroom, shows that is possible to identify contents and concepts used in the educational product and how that facilitates the teaching learning process.