Este artigo apresenta reflexões acerca da construção das identidades culturais mediada por elementos do catolicismo popular no povoado de Vitoriano Veloso, em Minas Gerais, a partir da devoção a Nossa Senhora da Penha de França. Considera o contexto colonial e pós-colonial sob a perspectiva decolonial para abordar a religiosidade e compreender a devoção no espaço da subalternidade. A análise se apoia na argumentação de que o contexto da religiosidade local foi marcado pela precária evangelização e vivência de um catolicismo forjado pelas matrizes culturais diversas, o que favoreceu graus de autonomia dos/as fiéis, observáveis nos dias atuais sob a forma de protagonismo. A observação e a pesquisa etnográfica realizadas em 2015 e 2020, acolheu narrativas que evidenciam atualizações da subversão das hierarquias e certa autonomia na gestão da fé marcadas pela centralidade da materialidade de igreja.
This article presents reflections on the construction of cultural identities mediated by elements of popular Catholicism in the village of Vitoriano Veloso, in the Brazilian state of Minas Gerais, based on devotion to Our Lady of Peñafrancia (Nossa Senhora da Penha de França). It considers the colonial and postcolonial context under the decolonial perspective to approach religiosity and understand devotion in the space of subalternity. The analysis is grounded on the argument that the context of local religiosity was marked by the precarious evangelization and experience of a Catholicism forged by different cultural matrices, which enabled degrees of autonomy of the faithful, observable nowadays in the form of protagonism. The observation and ethnographic research, carried out in 2015 and 2020, included narratives that show updates of the subversion of hierarchies and a certain autonomy in the management of faith marked by the centrality of the materiality of the church.
Este artículo presenta reflexiones sobre la construcción de identidades culturales mediadas por elementos del catolicismo popular en la aldea de Vitoriano Veloso – Minas Gerais, Brasil, basadas en la devoción a Nossa Senhora da Penha de França. Considera el contexto colonial y poscolonial bajo la perspectiva descolonial para acercarse a la religiosidad y comprender la devoción en el espacio de la subalternidad. El análisis parte del argumento de que el contexto colonial de la religiosidad local estuvo marcado por la precaria evangelización y vivencia de un catolicismo forjado por diferentes matrices culturales, que favorecieron grados de autonomía de los fieles, hoy observables en forma de protagonismo. La observación e investigación etnográfica realizadas en 2015 y 2020, en el marco de un proyecto de doctorado, incluyó narrativas que muestran actualizaciones de la subversión de las jerarquías y una cierta autonomía en la gestión de la fe marcada por la centralidad de la materialidad de la iglesia.