O presente trabalho pretende explorar a produção literária de Osman Lins, a partir do seu engajamento poético, especificamente em relação às inovações presentes no conjunto das nove narrativas que compõem “Nove, Novena” (1966). A proposta que aqui se apresenta suscita o desenvolvimento de um percurso interpretativo em torno da poética de Lins com o propósito de refletir acerca dos experimentalismos literários como legítimas manifestações do seu engajamento por meio da linguagem. Nesse sentido, o compromisso do escritor pernambucano apresenta-se no processo de ressignificação das formas literárias, instaurando uma maneira própria de narrar, que, sobretudo, procura resgatar o elo perdido entre o homem e o sagrado.
Resumo Inglês:
This paper intends to explore the literary production of Osman Lins from its poetic engagement, specifically in relation to innovations in the set of nine stories that make up the book “Nove, Novena” (1966). The proposal presented here raises the development of an interpretive route around the poetic of Lins in order to reflect on the literary experimentalisms as legitimate expressions of its engagement through language. In this sense, the commitment of the Brazilian writer presents itself in the process of redefinition of literary forms, establishing a proper way of narrating, which, mainly, seeks to recover the missing link between man and the sacred.