A “TIA DOS BICHOS”: currículos em práticas de conhecimento-emancipação solidárias

Revista Espaço do Currículo

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ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

A “TIA DOS BICHOS”: currículos em práticas de conhecimento-emancipação solidárias

Ano: 2020 | Volume: 13 | Número: 3
Autores: Maria Luiza Sussekind; Clarissa Teixeira Lopes
Autor Correspondente: Maria Luiza Sussekind | [email protected]

Palavras-chave: Currículos. Desobediências. Solidariedade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Apresentamos neste artigo, reflexões a partir da noção de desobediência dos praticantespensantes (OLIVEIRA, 2019) como recurso na luta emancipatória cotidiana pela democracia. Trazemos maneiras de fazer (CERTEAU, 2004) a docência nadacom uma favela tensionando com Santos (2010) a abissalidade do conhecimento curricular e dos direitos humanos, que produzem este território social como inexistente. Propomos com este relato, criar um teatro de ações (CERTEAU, 2004) que enreda as aprendizagensensinagens (SÜSSEKIND, 2012) da lei do morro nas práticas de conhecimento-emancipação solidário (SANTOS, 2000). Compreendendo os currículos como criações cotidianas nas redes de obediênciadesobediência (OLIVEIRA, 2012a, 2019) das comunidades escolares, buscamos desinvisibilizar os conhecimentos locais compartilhados nas práticas de espaço (CERTEAU, 2004) que teceram o pertencimento da professora ingressante no grupo social.



Resumo Inglês:

In this article, we present reflections based on the notion of disobedience by practitioners of everyday life (OLIVEIRA, 2019) as a resource in the daily emancipatory struggle for democracy. We bring ways of doing (CERTEAU, 2004) the teaching in a favela departing from Santos (2010) abyssality, in curricular knowledge and human rights, which produces this social territory as non-existent. Within our narrative, we propose to create a theater of actions (CERTEAU, 2004) that allows the acquisition of learnings (SÜSSEKIND, 2012) of the law offavela in the practices of knowledge-emancipation-solidarity (SANTOS, 2000). Understanding curricula as everyday creations in the obedience networks (OLIVEIRA, 2012a, 2019) of school communities, we aim to unblind for the local knowledge shared in the practices of the space (CERTEAU, 2004) that weave the teacher bonding this social group.



Resumo Espanhol:

En este artículo, presentamos reflexiones basadas en la noción de la desobediencia de los practicantes de la vida cotidiana (OLIVEIRA, 2019) como recurso en la lucha emancipatoria diaria por la democracia. Traemos formas de hacerse (CERTEAU, 2004) docente “nadacom” (en lacon) una favelatensionandocon Santos (2010) la abisalidad del conocimiento curricular y de los derechos humanos, queson los que producen este territorio social como inexistente. En nuestra narrativa, nos proponemos crear un teatro de acciones (CERTEAU, 2004) que entrelace las aprendizajes y enseñanzas(SÜSSEKIND, 2012) de la ley de la favela en las prácticas de conocimiento-emancipación solidario (SANTOS, 2000). Comprendiendolos currículos como creaciones cotidianas en las redes de obediencia y desobediencia (OLIVEIRA, 2012a, 2019) de las comunidades escolares, buscamos hacer visibles los conocimientos locales compartidos en las prácticas de espacio (CERTEAU, 2004) que tejieron la pertenenciade la profesora al grupo social.