ALTERIDADE E RESPONSABILIDADE: A INTERRUPÇÃO DA SOLIDÃO DO IL Y A A HIPÓSTASE COMO EMANCIPAÇÃO DO EU-CIDADÃO QUE BUSCA NA PRESENÇA DO OUTRO A CONFIGURAÇÃO ÉTICA DO ESTADO DE DIREITO

Revista de Estudos Jurídicos da UNESP

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ISSN: 2179-5177
Editor Chefe: Eduarda Camargo Sansão
Início Publicação: 27/06/2023
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas

ALTERIDADE E RESPONSABILIDADE: A INTERRUPÇÃO DA SOLIDÃO DO IL Y A A HIPÓSTASE COMO EMANCIPAÇÃO DO EU-CIDADÃO QUE BUSCA NA PRESENÇA DO OUTRO A CONFIGURAÇÃO ÉTICA DO ESTADO DE DIREITO

Ano: 2013 | Volume: 17 | Número: 26
Autores: Rafael Soares Duarte de Moura
Autor Correspondente: Rafael Soares Duarte de Moura | [email protected]

Palavras-chave: alteridade.responsabilidade.emancipação docidadão.Estado de Direito.configuração ética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O pensamento levinasiano procurou responder ao soerguimento de uma razão estruturalista que resignou o homem a um conceitoabstrato, frágil e fechado em sua individualidade existente. Emmanuel Lévinas apresentou um novo conceito de indivíduo, um novo modo de existir com o outro. A hospitalidade ao rosto do outro se configura como reflexo da responsabilidade no exercício do egoísmo ético decorrente da abertura aos apelos do vulnerável. Na liberdade de existir, o outro espera do Eu reconhecimento que dignifica e aplaca as misérias materiais e morais decorrentes das violências sofridas na sociedade. Nessa preocupação com o próximo se concretiza o bem que se espraia como justiça à sociedade, consolidando a estabilidade da democracia ao se propor uma perspectiva de aprimoramento pessoal de cada cidadão. O relacionamento pautado pela intriga ética se configura, dessa forma, como otimismo expressado no resgate de um verdadeiro humanismo que promova a realização histórico-fenomênica do humano por meio do (re)estabelecimento da sua dignidade e identidade singulares. O Direito representa um concreto instrumento de pacificação social e promoção do desenvolvimento humano, devendo ser pensado como interligado à política e à ética em parceria que se demonstra primordial para sua tematização crítica e dialogada.

Palavras-chave:alteridade.responsabilidade.emancipação docidadão.Estado de Direito.configuração ética.



Resumo Inglês:

The levinasian thought sought to answer the uplift of a structuralist reason that man resigned to an abstract concept, fragile and closed his existent individuality. Emmanuel Levinas presented a new concept of the individual, a new way of being with other. The hospitality at the face of the other is configured as a reflection of the responsibility in the exercise of ethical egoism due to the opening to appeals of the vulnerable. At freedom exist, the other waiting the recognition of I that dignifies and appeases the material and moral misery of the violence suffered in society. This concern for others is realized the well that spreads like justice to society, consolidating the stability of democracy when proposing a perspective of personal improvement of each citizen. The relationship guided by ethical intrigue is configured then as optimism expressed in the rescue of a true humanism that promotes the human historical-phenomenal realization through the (re)establishment of its singular dignity and identity. The law represents a concrete instrument of social peace and promoting human development, and should be thought of as connected to politics and ethics in partnership that demonstrates very important for its critical and communicative thematization.

Keywords:Alterity; responsibility; citizen emancipation; State of Law; ethical configuration