A pluralidade de iniciativas que consideram conhecimentos prévios de estudantes é sinteticamente caracterizada neste artigo através de uma revisão de literatura. Tais iniciativastêm como fundamentação distintos pressupostos educacionais, epistemológicos, psicológicos e axiológicos que direcionam tanto opções didáticas para a abordagem dos conteúdos científicos como a própria seleção dos conteúdos que compõem os programas de ensino. Através de uma revisão de literatura oartigo aborda as especificidades da contextualização da concepção de educação de Paulo Freire, bem como a contribuição de Enrique Dussel para a dimensão axiológica do currículo, considerando o âmbito da educação escolar. Busca-se resposta para a seguinte questão: qual a perspectiva axiológica que fundamenta a alteridade na implementação da concepção freireana na educação escolar? São analisadas as relações estabelecidas com princípios curriculares construídos por várias redes públicas de ensino fundamental tendo como fundamentos as concepções desse educador sobre aspectos ontológicos, gnosiológicos e axiológicos que sustentam a sua concepção de alteridade na relação essencial com processos educacionais. São relacionadas as suas concepções com as que o filósofo Enrique Dussel aponta para uma educação ética-críticade modo a estabelecer uma organização de prática pedagógica para a Educação em Ciências que tenha na alteridade seu compromisso ético-crítico
This paper presents a systematic literature review on the several initiatives that consider prior knowledge of students. These initiatives are based on distinct educational, epistemological, psychological and axiological presumptions that steer both didactic options for approaching scientific concepts and the selection of concepts to compose educational programs. Our objective is to address specificities in Paulo Freire’s concept of education, as well as contributions by philosopher Enrique Dussel to the axiological dimension of curriculum, considering the realm of school education – in an effort to answer the following question: what is the axiological perspective that supports alterity in the implementation of Freirean concepts in school education? We analyze the principles of educational programs from several public-school networks, based on Freire’s concepts related to ontological, gnoseological and axiological aspects that support his concept of alterity in the essential relation with educational processes. His concepts are then compared with Dussel’s suggestions for an ethical-critical education, so that we organize an ethical-critical pedagogical practice for science education that is committed to alterity.