AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva

TICs & EaD em Foco

Endereço:
Universidade Estadual do Maranhão, Prédio do UEMAnet. Cidade Universitária, Campus Paulo VI. - Tirirical
São Luís / MA
65055-970
Site: https://ticsead.uemanet.uema.br
Telefone: (98) 3245-5461
ISSN: 2447-5726
Editor Chefe: Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Início Publicação: 27/10/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva

Ano: 2017 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Luiz Claudio de Mello Braga, Ana Eugênia Gonzales Chena, Márcia Zabdiele Moreira, Diego de Queiroz Machado
Autor Correspondente: Luiz Claudio de Mello Braga | [email protected]

Palavras-chave: Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Mídias Educacionais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com a percepção cada vez maior de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promover a educação, levando-a a tempos e lugares antes impraticáveis, surge a necessidade de se organizar os ambientes e os cursos que se apropriam dessas TICs com fins de facilitar seu acesso. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar as principais ferramentas do ensino a distância em ambientes virtuais de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva, dos atores envolvidos. Trata-se de um ensaio teórico, sendo, portanto, realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, verificou-se o estabelecimento de uma matriz básica de competências para produção com qualidade de um curso em EaD. Foram apresentadas as diferenças entre Ambiente Virtual de Aprendizagem, ambiente informatizado de aprendizagem e objeto de aprendizagem. Foram estudadas as principais ferramentas do ensino a distância de acordo com sua presença. Desse modo, na presença de ensino, a agenda; na presença social, o e-mail, o fórum, as listas de discussão, o chat, a audioconferência, videoconferência e webconferência; na presença cognitiva, os objetos de aprendizagem, a webaula e o portfólio. Mostraram-se as peculiaridades inerentes a cada mídia, bem como suas vantagens e desvantagens. Abordou-se a necessidade de se ter uma gama de profissionais diferentes e específicos para a construção de um bom material didático. Constatou-se que, se a construção do material didático de qualidade é feita com diversos profissionais, a gestão dessa equipe também é importante. Apresentou-se, então, um modelo de gestão adaptado do Modelo Scrum para gerenciamento de projetos. Essa matriz, contudo, ainda carece de uma área do conhecimento essencial: a artística, enquanto a gestão deve ser executada por profissionais da área.



Resumo Inglês:

With the increasing perception of the use of Information and Communication Technologies (ICTs) to promote education, leading it to previously impractical times and places, emerges a need to organize the environments and courses that use these ICTs, in order to facilitate their access. Thus, the present study aimed to analyze the main tools of distance learning in virtual learning environments related to the development of teaching, social and cognitive presences of the actors involved. This is a theoretical essay, and is therefore carried out through bibliographic research. As main results it was verifi ed the establishment of a basic matrix of competences for quality production of a course in Distance Education. Diff erences between virtual learning environment, computerized learning environment and learning object were presented. The main tools of distance learning were studied according to their presence. In the teaching presence, the agenda; in social presence, e-mail, forum, mailing lists, chat, audio conference, videoconference and web conference; in the cognitive presence, the learning objects, the webclass and the portfolio. The inherent peculiarities of each media were shown, as well as its advantages and disadvantages. It was addressed the need to have a range of diff erent and specifi c professionals to build a good didactic material. It was verifi ed that if the construction of a quality didactic material is made with several professionals, the management of this team is also important. A management model adapted from the Scrum Model for project management was then presented. This matrix, however, still lacks an essential area of knowledge: the artistic one, while the management should be performed by professionals in the area.



Resumo Espanhol:

Con la percepción cada vez mayor de uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs) para promover la educación, llevándola a tiempos y lugares antes impracticables, surge la necesidad de organizar los ambientes y los cursos que se apropien de estas TIC con fi nes De facilitar su acceso. Así, el presente estudio tuvo como objetivo analizar las principales herramientas de la enseñanza a distancia en ambientes virtuales de aprendizaje relativos al desarrollo de las presencias de enseñanza, social y cognitiva, de los actores involucrados. Se trata de un ensayo teórico, siendo, por lo tanto, realizado por medio de investigación bibliográfi ca. Como principales resultados se verifi có el establecimiento de una matriz básica de competencias para producción con calidad de un curso en EaD. Se presentaron las diferencias entre ambiente virtual de aprendizaje, ambiente informatizado de aprendizaje y objeto de aprendizaje. Se estudiaron las principales herramientas de la enseñanza a distancia de acuerdo con su presencia. De esa manera, en la presencia de enseñanza, la agenda; en la presencia social, el e-mail, el foro, las listas de discusión, el chat, la audioconferencia, videoconferencia y webconferencia; en la presencia Cognitiva, los objetos de aprendizaje, la webaula y la cartera. Se mostraron las peculiaridades inherentes en cada midia y sus ventajas y desventajas.Se abordó la necesidad de tener una gama de profesionales diferentes y específi cos para la construcción de un buen material didáctico. Se constató que si la construcción del material didáctico de calidad se hace con diversos profesionales, la gestión de este equipo también es importante. Se presentó un modelo de gestión adaptado del modelo Scrum para la gestión de proyectos. Esa matriz, sin embargo, todavía carece de un área del conocimiento esencial: la artística, mientras que la gestión debe ser ejecutada por profesionales del área.