Aprendizagem e Inclusão na utilização do jogo Gartic no Ensino de Química.

Revista Insignare Scientia - RIS

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ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Aprendizagem e Inclusão na utilização do jogo Gartic no Ensino de Química.

Ano: 2022 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: F. M. A. Wentz
Autor Correspondente: F. M. A. Wentz | [email protected]

Palavras-chave: gamificação, ensino-aprendizagem, funções orgânicas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estetrabalho relata uma experiência em sala de aula proposta pelos próprios estudantes durante o estudo das FunçõesOrgânicas no Ensino Médio, o qualconsisteautilização  de  um jogo  de  adivinhações, em  queum  jogador ilustraa  palavraproposta peloprograma e os demais devem tentar adivinhar o nome do desenho. É uma divertida brincadeira que contribuisignificativamente para a memorização dos grupos funcionais e  de nomenclatura  de  compostos  orgânicos,  bem  como  para demais substânciasda química. O programa permite criar salas temáticas e selecionar os jogadores por meiode um  link.Assim,a  competição  ocorreu  com  todosos  estudantes  do  terceiro  anodo ensino  médio,  inclusive com a  participação de  um alunodiagnosticado  com  transtorno doespectro  autista,que  conseguiu  acompanhar  e  ter  um  bom  desempenho  durante  o jogo.Essaatividade,além  de  proporcionar aintegração  entre todos osestudantes, também oportunizoua inclusão e aprendizagemde forma divertida.



Resumo Inglês:

This  work  reports  a  classroom  experience  proposed  by  the  students themselves duringthe studyof Organic Functionsin High School, the use of a guessing game,  where  one  player  draws  the  word  proposed  by  the  program  and  the  others  must try to guess the name of the design . It is a fun game that significantly contributed to the memorization of functional groups and the nomenclature of organic compounds, as well as  other  chemical  substances.  The  program  allows  you  to  create  themed  rooms  and select  players  through  a  link,  so  the  competition  took  place  with  all  third-year  high school students,includingthe participation ofa student diagnosed with autism spectrum disorder  who  was  able  to  follow  up  and  have  a  good  time.  performance  during  the game,  this  activity  in  addition  to  providing  integration  between  all  students,  also provided inclusion and learningin a fun way



Resumo Espanhol:

Este trabajo relata una experiencia de aula propuesta por los propios alumnos durante  el  estudio  de  Funciones  Orgánicas  en  Bachillerato,  el  uso  de  un  juegode adivinanzas, donde un jugador dibuja la palabra propuesta por el programa y los demás deben  intentar  adivinar  el  nombre  del  diseño.  .  Es  un  divertido  juego  que  contribuyó significativamente  a  la  memorización  de  grupos  funcionales  y  la  nomenclatura  de compuestos orgánicos,  así  como  otras  sustancias  químicas.  El  programa  permite  crear salas temáticas y seleccionar jugadores a través de un enlace, por lo que la competencia se  llevó  a  cabo  con  todos  los  estudiantes  de  tercer  año  de  secundaria,  incluyendo  laparticipación de un estudiante diagnosticado con trastorno del espectro autista que pudo hacer  un  seguimiento  y  tener  una  buena  tiempo.rendimiento  durante  el  juego,  esta actividad,  además  de  brindar  integración  entre  todos  los  alumnos,  también  brindó inclusión y aprendizaje de una manera divertida.