Aprender, na sociedade contemporânea, representa uma prática complexa. O processo de aprendizagem encontra-se mais desenvolvido em modalidades a distância, por meio de tecnologias digitais, redes sociais, simulações e elementos de gamificação. Os mundos virtuais e de jogos são utilizados para simular situações reais dinâmicas e podem representar uma ferramenta de inovação muito útil para o desenvolvimento do ensino, da aprendizagem e da educação, na produção do conhecimento por meio da potenciação e do cultivo das comunidades de prática. Este trabalho se propõe uma reflexão sobre as potencialidades de algumas tecnologias digitais (TDs) para a construção de comunidades virtuais e o melhoramento contínuo dos processos de aprendizagem entre os participantes das mesmas comunidades. Um caso de sucesso mostra algumas tecnologias-conceitos para refletir sobre a aplicação das TDs nos processos de aprendizagem.
Learning, in contemporary society, always represents a complex practice. The learning process is each time more developed within distance methodologies, using digital technologies, social networks, simulations and gamification tools. Digital virtual worlds and online multi player environments are used to simulate real situations and they can represent an innovative tool for the development of teaching, learning and educational processes, producing knowledge by enhancing and cultivating communities of practice. This work aims to reflect on the digital technologies potential in building virtual communities and for the continuous enhancement of the learning processes into these communities. A success case shows some useful technologies-concepts for observing the application of digital technologies in the learning processes.