Esse trabalho aborda à concepção de um produto educacional do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), contemplando os estudos teóricos realizados e a pesquisa de campo, traçando os caminhos metodológicos assumidos para a elaboração de um Caderno de Atividades Lúdicas, com foco na Alfabetização Estatística, intitulado “Caderno de atividades lúdicas: combinando, arranjando e permutando no Ciclo de Alfabetização”. A proposta desse caderno envolve o ensino de conceitos de análise combinatória, por meio de atividades lúdicas de cunho cooperativo. O desenvolvimento desse produto recebeu contribuições de acadêmicos de um curso de Pedagogia de uma instituição pública e de professores alfabetizadores de uma escola municipal. Além disso, os módulos lúdicos foram experimentados por estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental. Em termos de metodologia de ensino integra a ideia de jogos e Resolução de Problemas por meio da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (ONUCHIC; ALLEVATO, 2014). As atividades lúdicas são apresentadas no contexto da obra literária “Alice no País das Maravilhas” de Carroll (2013). Os aspectos relacionados à Resolução de Problemas são fortalecidos por problematizações, estimulando o raciocínio e a construção de ideias pelo aluno.
This paper addresses the design of an educational product in a graduate program in science, mathematics and technology education at a public state university in Santa Catarina (Brazil), including theoretical studies and field research, outlining the methodological paths taken for the creation of a playful activity notebook, focusing on statistical literacy, entitled “Notebook of playful activities: combining, arranging and permuting in the Literacy Cycle”. The purpose of this notebook involves the teaching of combinatorial analysis in the early grades of elementary school, through playful activities of a cooperative nature. The development of this product received contributions from students in a Pedagogy course at a public institution and from elementary school teachers at a municipal school. In addition, the playful modules were tested by third-grade students. Regarding the teaching methodology, it integrates the idea of games and problem solving through the teaching-learning-assessment methodology of mathematics through problem solving (ONUCHIC and ALLEVATO, 2014). The playful activities are presented in the context of the literary work Alice in Wonderland by Lewis Carroll (2013). The aspects related to problem solving are strengthened by problematization, stimulating thinking and construction of ideas by the student, allowing the consolidation of statistical literacy.