A ARTE NA CENA DA PANDEMIA

Série-Estudos

Endereço:
Avenida Tamandaré, n. 6000 - Bairro Jardim Seminário
Campo Grande / MS
79117-900
Site: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos
Telefone: (67) 3312-3598
ISSN: 2318-1982
Editor Chefe: José Licínio Backes
Início Publicação: 12/06/1994
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

A ARTE NA CENA DA PANDEMIA

Ano: 2021 | Volume: 26 | Número: 58
Autores: Márcia Costa Rodrigues, Lúcia Teresa Romanholli, Cláudia Regina Ribeiro Pinheiro das Chagas
Autor Correspondente: Márcia Costa Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: arte; educação; redes.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com as dificuldades advindas desses tempos de coronavírus em um país onde faltam políticas públicas engajadas na preservação da vida, seja humana, seja planetária, são muitos os desafios apresentados, desde a luta pela sobrevivência até a criação de novos modos de ser, fazer, comunicar e, também, novos modos de pesquisar. Especialmente quando se propõe a acompanhar os movimentos dos dentrofora das escolas, nas pesquisas nosdoscom os cotidianos, quando encontros, conversas, escutas e trocas com e entre os praticantespensantes se tornam os personagens conceituais de teses e dissertações. Pretende-se, neste dossiê, narrar algumas experiências tecidas com os fios das histórias e dos desejos das autoras sobre os desvios táticos necessários à manutenção da vida e do trabalho, no âmbito da educação e da cultura, como o desenvolvimento de políticas e projetos culturais, desde o desmonte da cultura, que fez parte do golpe contra o governo legitimamente eleito da presidenta Dilma Rousseff, até a experiência da pandemia advinda do coronavírus. Acontecimentos que atravessaram e modificaram significativamente a vida de todos, mais de um ano depois e talvez para sempre. Um devir que se anuncia na fragilidade da sobrevivência humana, na dificuldade da equidade e da justiça social e na constatação da importância das Ciências e das Artes, tecidas por políticas públicas democráticas, para a sobrevivência digna de todos. Foram experiências e continuam sendo vivências plenas de aprendizagens para educadores, trabalhadores do fazer artístico e para os diversos públicos que interagem por meio das telas. Ampliam-se e tecem-se novas redes educativas, estabelecendo relações e usos diversos na comunicação, na curadoria, na produção, na fruição artística, na crítica e no fortalecimento dos elos educativos e culturais que formamos e onde somos formados. São experiências que permeiam as práticas curriculares da escola e muitas redes que transbordam os cotidianos acadêmicos com outros usos, novas fruições e diversos modos de ensinaraprender. 



Resumo Inglês:

Nowadays, in difficult times of coronavirus in a country where there is a lack of public policies engaged in the preservation of life, whether human or planetary, there are many challenges presented, from the fight for survival to the creation of new ways of being, doing, communicating, and also new ways of researching. Especially when we propose to follow inside and outside of school movements, with the researches about everyday life, when meetings, conversations, listening, and exchanges with and among the thinking practitioners become the conceptual characters of theses. It is intended, in this dossier, to report some experiences woven with the threads of the stories and desires of the authors about the necessary tactical deviations to the maintenance of life and work, in the scope of education and culture, as the development of cultural policies and projects, since the dismantling of culture, which was part of the coup against the legitimately elected government of the president Dilma Rousseff, until the experience of the pandemic arising from the coronavirus. Events that crossed and significantly modified the lives of all, more than a year later and perhaps forever. A becoming that announces itself in the fragility of human survival, in the difficulty of equity and social justice, and in the realisation of the importance of the Sciences and the Arts, woven by democratic public policies, for the dignified survival of all. These were experiences and continue to be learning experiences for educators, workers in the making of art, and for the various audiences who interact through the screens. New educational networks are expanded and woven, establishing relations and diverse uses in communication, in curating, in production, in artistic enjoyment, in criticism, and in the strengthening of the educational and cultural links that we form and where we are formed. These are experiences that permeate the curricular practices of the school and many networks that overflow the academic daily life with other uses, new fruition, and diverse ways of teaching-learning.



Resumo Espanhol:

Con las dificultades en tiempos de coronavirus en un país donde faltan políticas públicas comprometidas con la preservación de la vida, sea humana o planetaria, los desafíos que se presentan son muchos, desde la lucha por la supervivencia hasta la creación de nuevas formas de ser, hacer, comunicar y también nuevas formas de investigar. Sobre todo, cuando se propone seguir los movimientos de los que están dentro y fuera de las escuelas, en las investigaciones en/ con/de los cotidianos, cuando los encuentros, las conversaciones, la escucha y los intercambios con y entre los practicantes del pensamiento se convierten en los caracteres conceptuales de las tesis. Se pretende, en este dossier, narrar algunas experiencias tejidas con los hilos de los relatos y deseos de los autores sobre los necesarios desvíos tácticos para el mantenimiento de la vida y el trabajo, en el ámbito de la educación y la cultura, como el desarrollo de políticas y proyectos culturales, desde el desmantelamiento de la cultura, el cual formó parte del golpe contra el gobierno legítimamente elegido de la presidenta Dilma Rousseff, hasta la experiencia de la pandemia derivada del coronavirus. Sucesos que se cruzaron y cambiaron significativamente la vida de todos, más de un año después y quizás para siempre. Un devenir que se anuncia en la fragilidad de la supervivencia humana, en la dificultad de la equidad y la justicia social y en la constatación de la importancia de las Ciencias y las Artes, tejidas por políticas públicas democráticas, para la supervivencia digna de todos. Fueron y siguen siendo experiencias de aprendizaje para los educadores, los trabajadores del arte y para los distintos públicos que interactúan a través de las pantallas. Se amplían y tejen nuevas redes educativas, estableciendo relaciones y usos diversos en la comunicación, en el comisariado, en la producción, en el disfrute artístico, en la crítica y en el fortalecimiento de los vínculos educativos y culturales que formamos y donde nos formamos. Son experiencias que penetran en las prácticas curriculares de la escuela y en muchas redes que desbordan la cotidianidad académica con otros usos, nuevos frutos y diversas formas de enseñanza-aprendizaje