O presente artigo relata uma pesquisa qualitativa que teve como sujeitos um grupo de alunos de um curso superior em Ciência da Computação, com a proposta de resolver uma questão relacionada ao problema das n-rainhas, uma generalização do problema original, que consistia em dispor 8 rainhas em um tabuleiro de xadrez, levando em conta posições distintas, de modo que as peças não se capturem mutuamente. A sequência didática específica consistia em propor uma generalização cuja aplicação fornecesse o número de diagonais a serem consideradas para a resolução do problema em um tabuleiro qualquer n por n, com n maior do que 3. A partir dos pressupostos da Engenharia Didática, e tendo por suportes teóricos principais a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e o trabalho de Zazkis e Liljedahal sobre generalizações próximas e distantes, os estudantes desenvolveram uma trajetória investigativa autônoma, baseada em colaborações, para apresentarem soluções admissíveis para o problema proposto. Os resultados permitem inferir que a experiência em torno da resolução de problemas matemáticos é relevante como recurso de aprendizagem em cursos superiores de Ciência da Computação, considerando um cenário de uso intensivo de tecnologias digitais.
This article relates a qualitative research that has as subjects a group of students from a higher course in Computer Science, with the aim of solving a quest related to the rain problem, a generalization of the original problem, which consisted of 8 rainhas em a tabuleiro de xadrez, levando em It has different positions, so that the pieces do not capture each other. A specific didactic sequence consisted of a generalization whose application requires the number of diagons to be considered for the resolution of the problem in a tabuleiro qualquer n by n, with greater than 3. From two budgets of Educational Engineering, and I tend to main theoretical supports to theory From the Teaching Situations (TSD) and the work of Zazkis and Liljedahal on near and distant generalizations, the students develop an autonomous investigative trajectory, based on collaborations, to present admissible solutions for the proposed problem. The results allow us to infer that the experience around solving mathematical problems is relevant as a learning resource in higher courses of Computer Science, considering a scenario of intensive use of digital technologies.
El presente artículo relata una pesquisa cualitativa que teve como sujetos um grupo de alunos de un curso superior en Ciência da Computação, con una propuesta de resolver una pregunta relacionada con el problema das n-rainhas, una generalización del problema original, que consiste en dispor 8 rainhas em um tabuleiro de xadrez, levantando em conta posições distintos, de modo que as peças não se capturem mutuamente. A sequência didática específica consiste en propor uma generalización cuja aplicação fornecesse o número de diagonais a serem considerados para a resolução do problema em um tabuleiro qualquer n por n, com n mayor do que 3. A partir de dos presiones de Engenharia Didática, e tendo por soportes teóricos principios a Teoria das Situações Didáticas (TSD) y el trabajo de Zazkis y Liljedahal sobre generalizaciones próximas y distantes, los estudiantes desenvolveram uma trayectoria investigativa autônoma, basada en colaboraciones, para presentar soluciones admitidas al problema propuesto. Los resultados permiten inferir que una experiencia en torno a la resolución de problemas matemáticos es relevante como recurso de aprendizaje en cursos superiores de Ciência da Computação, considerando un escenario de uso intensivo de tecnologías digitales.
Cet article présente une recherche qualitative qui a comme sujets un groupe d'étudiants d'un cours supérieur en informatique, dans le but de résoudre une question liée au problème n-rainhas, une généralisation du problème original, qui consistait à disposer de 8 rainhas sur un échiquier, en tenant compte des différentes positions, afin que les pièces ne s'accrochent pas. La séquence didactique spécifique consistait en une généralisation dont l'application fournit le nombre de diagonales à considérer pour la résolution du problème dans un tableau quelconque n par n, avec n supérieur à 3. À partir des budgets de l'ingénierie didactique, j'ai que Basé sur les principaux supports théoriques de la Théorie des Situations Didatiques (TSD) et les travaux de Zazkis et Liljedahal sur les généralisations proximales et distantes, les étudiants développeront un parcours d'investigation autonome, basé sur des collaborations, pour présenter des solutions acceptables au problème proposé. Les résultats nous permettent de déduire que l’expérience autour de la résolution de problèmes mathématiques est pertinente comme ressource d’apprentissage dans les cours d’enseignement supérieur en informatique, compte tenu d’un scénario d’utilisation intensive des technologies numériques.