Nesse artigo, discorro sobre o resultado do estudo para a Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, realizada entre os anos de 2010 e 2012. Abordei especialmente a polissemia do termo “disciplina†no contexto escolar, as especificidades do estudo do Teatro na escola e as suas possÃveis articulações com as áreas de conhecimento. Parti da premissa de que o processo criativo é uma confluência ininterrupta de saberes acerca das culturas produzidas e que trabalhar o ensino de Teatro na perspectiva da transdisciplinaridade é algo intrÃnseco à própria natureza do fazer artÃstico. Com o objetivo de investigar de que forma a transdisciplinaridade pode operar no estudo do Teatro, sistematizei um estudo de caso, cujo campo de análise foi o trabalho desenvolvido ao longo de quinze anos, em turmas de Ensino Fundamental (anos finais), no Colégio de Aplicação onde atuo. Iniciei a pesquisa percorrendo uma conceituação mais ampla acerca dos significados para o termo disciplina e os seus desdobramentos para o estudo do Teatro. Tratei de abordar, também, noções de aprendizagem e de currÃculo na Pedagogia Teatral. Além do aporte teórico, pude coletar relatos praxeológicos, analisá-los e, por fim, publicá-los de acordo com as normas acadêmicas para uma Dissertação de Mestrado. A pesquisa que desenvolvi como um todo resultou no reconhecimento de que mudanças quanto aos aspectos pedagógicos e administrativos podem transformar as relações interpessoais e a gestão escolar, desde que a ressignificação no trato das disciplinas estenda-se para todos os demais espaços institucionais. Dessa forma, foi possÃvel ainda constatar a importância de ações como a docência compartilhada e o planejamento de atividades integradas para a construção de aprendizagens significativas.