Neste artigo comentarei sobre a noção de tradição para duas casas de saúde alternativa: Grupo Conquista de Ervas Medicinais e o Grupo Itauajuri Ervas, no Oeste do Pará. Elas foram criadas pela Pastoral da Saúde da Diocese de Santarém por meio do “Projeto pela evangelização”, há 25 anos, e tiveram como objetivo levar tratamentos para a população rural, mas hoje atendem principalmente a urbana. Os tratamentos “tradicionais” que oferecem foram sendo elaborados a partir de levantamentos de práticas locais, mas também no diálogo com concepções médicas, remédios alopáticos, “padrões” sanitários. Nessa combinação, a eficácia dos cuidados é remetida à tradição dos levantamentos comunitários, mas também à atualização de suas práticas.
In this article I will comment on the notion of tradition for two alternative health homes: Conquista de Ervas Medicinais Group and the Itauajuri Ervas Group, in Western Pará. These were created by the Health Pastoral of the Diocese of Santarém through the “Project pela evangelização”, 25 years ago, and had as objective to take treatments for the rural population, but today they attend mainly the urban zone. The "traditional" treatments that they offer have been elaborated from surveys of local practices, but also in the dialogue with medical conceptions, allopathic remedies, sanitary "standards". In this combination, the effectiveness of care is referred to the tradition of community surveys, but also the updating of their practices.
En el presente artículo desarrollaré la noción de tradición según dos centros de salud alternativa: Grupo Conquista de Ervas Medicinais y Grupo Itauajuri Ervas, en Oeste do Pará. Ambos fueron creados hace 25 años por la Pastoral de Salud de la Diócesis de Santarém a través del “Proyecto pela evangelização”, con el objetivo de producir tratamientos para la población rural, pero hoy atienden mayoritariamente a la población urbana. Los tratamientos “tradicionales” que ofrecen se elaboraron a partir del análisis de prácticas locales, pero en diálogo con concepciones médicas, remedios alopáticos y “patrones” sanitarios. En esta combinación, la eficacia de la atención se remite a la tradición del análisis comunitario, así como a la actualización de sus prácticas.