Resumo Português:
Herbert Marcuse, em seu livro “Ideias sobre uma teoria crítica da sociedade”, leva-nos a refletir sobre a concepção de autoridade em Lutero e Calvino como fundamento para se pensar a moral requerida pelo Movimento Escola Sem Partido. Para tanto, considere-se, por um lado, a concepção de liberdade desses reformistas, por outro, a concepção de educação e de escola desse Movimento. Assim, a fundamentação moral que se encontra no Movimento Escola Sem Partido funda-se na concepção de liberdade de Lutero e Calvino, quando nela está presente toda fundamentação moral que orienta o comportamento dos cristãos. Isto equivale a dizer que a orientação para a formação que se deve encontrar na escola proposta por esse Movimento segue as coordenadas do pensamento dos reformistas aqui em questão. Para se estabelecer a relação entre o que propõem este Movimento e o pensamento desses reformistas, busca-se o exposto por eles e os seus seguidores, assim como o que pensam diferentes educadores e críticos a respeito da significação para a formação humana, o que está posto em diferentes Projetos de uma escola, onde se tem que simplesmente obedecer sem questionamento o que for proposto (ou imposto) pela direção dessa escola ou gestores do ensino, considerando-se estes numa hierarquia que começa na referida direção escolar, estendendo-se à escala mais alta da administração governamental.
Resumo Inglês:
Herbert Marcuse, in his book Towards a Critical Theory of Society “Ideen zu einer kritischen Theorie der Gesellschaft”, leads us to reflect on Luther and Calvin’s conception of authority as foundation for thinking about the morality on School Without Party Movement (Movimento Escola Sem Partido). To do so, we should consider these Reformers’ conception of freedom and the Movement’s conception of education and of school. So, the School Without Party Movement’s morality foundation is based on Luther and Calvin’s conception of freedom, in which is presented all morality foundation that guides the Christians’ behavior. This equals to say that the orientation for formation that one will find on the school proposed by this Movement follows the coordinates of the alluded Reformers’ thinking. In order to establish the relationship between the Movement propositions and the Reformers’ thinking, we search what was stated by them and their followers, as well as what different educators and critics think about the meaning for human formation, presented in different school projects, where one has to simply obey without question what is proposed (or imposed) by the school principal or managers, considering them in a hierarchy that begins with the said school principal, extending to government administration.