Biblioterapia: a identificação positiva com personagens da literatura Sul-Riograndense como função terapêutica

Revista Acadêmica Licencia&acturas

Endereço:
Rua Julio Hauser, 171 - Sete de Setembro
Ivoti / RS
93900000
Site: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/index
Telefone: (51) 3563-8600
ISSN: 2525-5754
Editor Chefe: Ailim Schwambach
Início Publicação: 30/06/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

Biblioterapia: a identificação positiva com personagens da literatura Sul-Riograndense como função terapêutica

Ano: 2021 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: Andreia Caroline Schneider, Marguit Carmem Goldmeyer
Autor Correspondente: Andreia Caroline Schneider | [email protected]

Palavras-chave: leitura, terapia, biblioterapia, literatura sul-riograndense

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Historicamente a leitura admite a habilidade e oportunidade de auxiliar o leitor por meio da biblioterapia. Sua função terapêutica tem sido cada vez mais difundida e adotada como caminho ou refúgio para uma nova percepção da realidade e encorajamento do leitor. Por meio da identificação positiva com personagens da literatura existe a possibilidade de adesão afetiva e intelectual do leitor com a obra, o que nos leva ao mecanismo básico da função terapêutica, ou seja, leitura e respostas emocionais aos textos. Com base em Caldin e Ferreira, a biblioterapia tem como mecanismo básico a leitura e as respostas emocionais ao texto, uma vez que por meio da assimilação e reelaboração é que pode ocorrer um novo entendimento da realidade exterior. Exemplos positivos em figuras batalhadoras, esperan-çosas e determinadas não faltam na literatura Sul-Riograndense e são apontadas no pre-sente artigo como uma via próspera para se trabalhar a biblioterapia e permitir, por meio de terapia, a produção de uma reação benéfica para o leitor.



Resumo Inglês:

Historically, reading admits the ability and opportunity to assist the reader through bibliotherapy. Its therapeutic function has been increasingly widespread and adopted as a way or refuge for a new perception of reality and encouragement from the reader. Through positive identification with literary characters, there is a possibility of affective and intellectual adhesion of the reader to the work, which leads us to the basic mechanism of the therapeutic function, that is, reading and emotional responses to the texts. Based on Caldin and Ferreira, bibliotherapy has as its basic mechanism reading and emotional responses to the text, since through assimilation and re-elaboration, a new understanding of external reality can occur. Positive examples of struggling, hopeful and determined figures are not lacking in the liter-ature of Rio Grande do Sul and are pointed out in this article as a prosperous way to work on bibliotherapy and allow, through therapy, the production of a beneficial reaction for the reader.