Brincar e jogar como auxílio na aprendizagem em sala de aula

Revista Acadêmica Licencia&acturas

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ISSN: 2525-5754
Editor Chefe: Ailim Schwambach
Início Publicação: 30/06/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

Brincar e jogar como auxílio na aprendizagem em sala de aula

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Jéssica Elisabeth Zimmer
Autor Correspondente: Jéssica Elisabeth Zimmer | [email protected]

Palavras-chave: Jogos em sala de aula, PIBID, Aprendizagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como se deu a realização das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do ISEI, durante o período de 2014. As atividades foram realizadas com alunos de 4º e 5º anos de uma escola estadual, demonstrando que o auxílio de jogos e brincadeiras em sala de aula contribui para a melhor compreensão dos conteúdos propostos. Como referência teórica busca-se em Brian Sutton-Smith, citado por Brandão, Bittencourt e Vilhena, as três ênfases relacionadas à retórica do progresso na aprendizagem – a biológica, a psicogênica e a cognitiva – e em Kishimoto (2002) a ideia de que grande parte da vida das crianças envolve o brincar. Como educadores, então, devemos ter o cuidado de que os jogos em sala de aula sejam educacionais, pois muitas vezes esses são vistos como um lazer.



Resumo Inglês:

The present article aims to demonstrate how ISEI’s Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) activities were accomplished, during the year of 2014. The activities were conducted with students from the 4th and 5th grades in a state school, demonstrating that the use of games and playing in the classroom contribute to a better comprehension of the proposed contents. As a theoretical reference, the article refers to the three emphases related to progress – biological, psychogenic and cognitive – found in Brian SuttonSmith, quoted by Brandão, Bittencourt and Vilhena, and to Kishimoto (2002), who says that a large part of life as children involves playing. As educators, therefore, we must take care that the games in the classroom are educational, because they are often seen as leisure.