O ensino atual tem-se caracterizado por atividades distantes da realidade do aluno e baseadas, principalmente, em memorização. Uma vez que se acredita que estratégias não-convencionais de ensino podem facilitar e reforçar o conhecimento definido na matriz curricular, este trabalho objetiva apresentar a construção de uma sala-ambiente que simula sistema digestório humano, visando proporcionar a estudantes de segundo grau uma experiência de seus processos fisiológicos. A sala foi construída em uma escola pública com a utilização de materiais diversos, tais como tubos de PVC, garrafas PET e argamassa. Ao visitar a sala-ambiente, monitorados pelo professor, os alunos puderam simular a experiência de cada estágio do processo digestório, o que permite afirmar que a sala-ambiente pode ser uma atividade lúdica favorecedora da aprendizagem, possibilitando aos alunos a construção de conhecimento significativo em questões que, de outro modo, podem ser vistas como altamente teóricas e de difícil compreensão.
The current teaching model has been characterized by activities distant from the student’s reality and mainly based on memorization. Since it is assumed that unconventional teaching strategies may foster the knowledge of the syllabus contents, this paper aims to present the construction of an ambient room simulating the human digestive system to provide high school students an experience of its physiological processes. The room was built in a government school with different materials, such as nonwoven fabric, PVC pipes, mortar and PET bottles. Visiting the ambient room, monitored by their teacher, the students were able to simulate the experience of each stage of the digestive process, allowing one to believe that the ambient room can be an effective playful approach activity, enabling students to construct meaningful learning on subjects which otherwise they may see as too theoretical and of difficult comprehension.