Introdução
O presente artigo é uma resenha de um projeto realizado pelo CORD – Center for Occupational Research and Development, Waco, Texas, EUA, durante o período de março de 2001 e outubro de 2002, para a capacitação de 960 professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual do Paraná, Brasil.
...Dessa forma, chegamos à conclusão de que trabalhar a matemática de forma contextualizada é fazer a relação desta com o cotidiano e entender que, se a dominarmos, a sua aplicação fica muito fácil e mais significativa, além de ser muito mais prazeroso, respondendo a todos os "porquês?", "para quê?" e "como?"
(Professoras Sônia Maria Leite Mazur e Iracema Alves de Oliveira Salvaterra.)
Relatório do Aluno:
Foi muito bom fazer esse trabalho de construção da maquete, pois apesar de sermos uma equipe com vários membros, todos participaram fazendo suas tarefas.
Nós não sabíamos que a planta de qualquer construção deve ser auxiliada e aprovada por um engenheiro. E que, durante o tempo que durar a construção, ele dará toda a assistência necessária para as dúvidas do dono da construção e algum problema que o carpinteiro tiver.
Tivemos a oportunidade de observar posições de retas: paralelas, perpendiculares, retas transversais; faces, arestas, bases inferior e superior, faces laterais, triângulo retângulo, como usar o transferidor e o esquadro corretamente.
Gostamos da atividade.
(Professoras Maria Aparecida Martins de Oliveira e Maria de Saleti Silva)
A capacitação tinha como objetivo atualizar a prática pedagógica e melhorar a eficácia dos professores participantes por meio da exploração de metodologias contextualizadas. Resumidamente, ensino contextualizado envolve a aplicação de conceitos matemáticos em situações da vida real – baseadas em negócios, indústria e no cotidiano – completadas por atividades práticas manuais – nos laboratórios, utilizando, por exemplo, vários instrumentos de medida. Durante a realização do projeto, professores, que inicialmente ensinavam sob um enfoque tradicional (método expositivo), conheceram essa estratégia de ensino contextualizado. Como resultado dessa descoberta, os docentes tiveram a experiência de uma mudança pedagógica, evidenciada em padrões verificáveis na preparação dos planos de aulas e na metodologia de ensino. Portanto, o principal papel do projeto foi possibilitar um impacto na conduta e prática docente.
Como efeito secundário ou subproduto do projeto, mas também importante, os participantes informaram ter melhorado o domínio de conceitos da disciplina, confirmando que se pode ensinar processo e conteúdo ao mesmo tempo1.
Criou-se um web site para o projeto por meio de uma instituição educacional associada no Brasil2. Entre abril de 2001 e novembro de 2002, registraram-se mais de 32000 "consultas" ao site, o que significa uma média de mais de 1600 "consultas" mensais. Estes números são uma clara evidência do interesse gerado pelo projeto entre os professores participantes. Mais de 550 docentes cumpriram com os requisitos, referentes à freqüência e ao desempenho, e receberam certificados de conclusão. Os participantes entregaram mais de 3200 projetos de aulas contextualizadas escritas para avaliação.