A presente pesquisa aborda a relação entre a teoria de Michael Sandel e o republicanismo, analisando a nova publicação da obra O descontentamento da democracia. A investigação justifica-se pela reflexão sobre a vinculação das reivindicações de Sandel ao republicanismo cívico, considerando a similitude da forma republicana existente no Brasil. A metodologia envolve a análise e o esclarecimento de conceitos; identificação de ideias-chave, teses e argumentos; além da tentativa de resumo e reconstrução pessoal do texto. Utiliza-se também o método de abordagem hermenêutico-fenomenológico, no qual a categoria epistemológica fundamental é a compreensão e a meta é a interpretação dos fatos. O texto apresenta três seções. A primeira explora a relação entre o comunitarismo e o republicanismo com a filosofia aristotélica. A segunda seção analisa a democracia a partir do ideal de filosofia pública de Sandel, com foco na nova versão de sua obra. Finalmente, a terceira seção examina a viabilidade do republicanismo cívico defendido por Sandel. A conclusão destaca que a preparação dos cidadãos para ações compartilhadas na polis, em prol do bem comum, necessita de educação moral, a fim de que seja possível uma consciência cívica, para o que é necessário o papel da educação formal e também da instrução no núcleo familiar. Conclui-se que Sandel se alinha mais ao republicanismo cívico ou ateniense. Na obra recentemente republicada, Sandel faz inúmeras referências ao republicanismo e praticamente não menciona o comunitarismo.
This research addresses the relationship between Michael Sandel’s theory and republicanism, analyzing the new publication of the work The Discontent of Democracy. The investigation is justified by the reflection on the connection of Sandel’s demands to civic republicanism, considering the similarity of the republican form existing in Brazil. The methodology involves the analysis and clarification of concepts; identification of key ideas, theses and arguments; in addition to the attempt to summarize and personally reconstruct the text. The hermeneutic-phenomenological approach method is also used, in which the fundamental epistemological category is understanding and the goal is the interpretation of facts. The text presents three sections. The first explores the relationship between communitarianism and republicanism with Aristotelian philosophy. The second section analyzes democracy from the perspective of Sandel’s ideal of public philosophy, focusing on the new version of his work. Finally, the third section examines the viability of the civic republicanism defended by Sandel. The conclusion highlights that preparing citizens for shared actions in the polis, in favor of the common good, requires moral education, so that civic awareness is possible, for which the role of formal education and also instruction in the family nucleus is necessary. It is concluded that Sandel aligns himself more with civic or Athenian republicanism. In the recently republished work, Sandel makes numerous references to republicanism and practically does not mention communitarianism.