Coleta seletiva de lixo: elaboração do jogo lixo amigo

Revista Práxis

Endereço:
Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes - Três Poços
Volta Redonda / RJ
27240-560
Site: http://www.unifoa.edu.br/revistas
Telefone: (24) 3340-8400
ISSN: 2176-9230
Editor Chefe: Ronaldo Figueiró Portella Pereira
Início Publicação: 10/06/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

Coleta seletiva de lixo: elaboração do jogo lixo amigo

Ano: 2016 | Volume: 8 | Número: Especial
Autores: Patricia Soares Rocha Alves, Ana Paula Gomes de Souza, Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues
Autor Correspondente: Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: Coleta seletiva de lixo. Jogo. Meio ambiente. Ensino fundamental.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é ensinar para as crianças do ensino fundamental, através do jogo Lixo Amigo, como é feita a coleta seletiva de lixo, inserindo nesta nova geração uma tentativa de mudança de hábito em relação ao meio ambiente. O processo de criação e desenvolvimento do produto foi realizado a partir da metodologia de design, que é feita através de cinco tópicos: identificação do problema, pesquisa de geração de alternativas, partido adotado, teste de aplicabilidade e produto final. Após a identificação do problema foi feita uma pesquisa de gerações de alternativas. Nela aconteceram vários testes de materiais e funções, chegando-se ao partido adotado que foi feito através do teste de aplicabilidade. Para confirmação das faixas etárias propostas e validação da eficiência do projeto, aplicou-se o jogo em dez turmas do ensino fundamental de uma escola particular e outra municipal, totalizando 251 crianças. O resultado obtido foi satisfatório para todas as faixas etárias e ficou comprovado, através dos questionários respondidos pelas professoras, a eficácia da dinâmica e aplicação do jogo em relação a coleta seletiva de lixo.



Resumo Inglês:

The objective of this work is to teach elementary school children, through play Trash Friend, how is the garbage collection, this new generation entering an attempted change of habit in relation to the environment. The process of creation and development of the product was carried out from the design methodology, which is done through five topics: problem identification, research, generation of alternatives, the party adopted, applicability and test the final product. After identifying the problem, research was done to generations of alternatives. It happened several tests of materials and functions, came to the party adopted: the applicability test. For confirmation of the age groups and validation of the proposed project efficiency, the game was applied on ten classes of elementary schools private and municipal, totaling 251 children. The result was satisfactory for all age groups and has been proven, through questionnaires answered by teachers, the effectiveness of the dynamics and learning about the garbage collection.