Como estudantes de um curso de licenciatura em química na rede federal de educação profissional e tecnológica concebem a prática docente no estágio supervisionado?

Revista Insignare Scientia - RIS

Endereço:
Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, - n. 1580 - São Pedro
Cerro Largo / RS
97900-000
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Como estudantes de um curso de licenciatura em química na rede federal de educação profissional e tecnológica concebem a prática docente no estágio supervisionado?

Ano: 2023 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos Elton Casado Fireman
Autor Correspondente: Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos | [email protected]

Palavras-chave: Concepção de Prática;, Formação de Professores;, Licenciatura em Química; Estágio Supervisionado.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

Objetivou-se com esse estudo apresentar um recorte dos resultados da pesquisa de doutorado concluída em 2021, que teve como um dos objetivos mapear as concepções de prática expressas nas falas dos sujeitos discentes acerca do estágio supervisionado. O campo da pesquisa configurou-se num curso de licenciatura em química da rede federal de educação, ciência e tecnologia de Pernambuco, na modalidade presencial. A pesquisa de natureza qualitativa lançou mão do questionário como instrumento de coleta, tendo realizado a análise dos dados com base na análise de conteúdo categorial temática. Dentre as concepções mapeadas identificamos a compreensão das práticas no estágio supervisionado como mera aplicação da teoria, utilização de métodos e técnicas numa perspectiva instrumental, embora outros resultados demonstrem contradições entre as compreensões do grupo investigado, que ora demonstram uma concepção de prática meramente pragmático, instrumental, e ora deixam escapar compreensões mais alicerçadas numa compreensão de aproximação com a realidade numa relação indissociável entre teoria e prática.