Construção de identidade em Brecht e Zuckmayer

Revista Nupem

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ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Construção de identidade em Brecht e Zuckmayer

Ano: 2015 | Volume: 7 | Número: 12
Autores: Dionei Mathias
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: Der Hauptmann von Köpenick de Carl Zuckmayer, A alma boa de Setsuan de Bertolt Brecht, estigma

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende explorar a construção de identidade social, levando em consideração algumas dimensões do estigma em duas peças do teatro alemão, da primeira parte do século XX: Der Hauptmann von Köpenick de Carl Zuckmayer e A alma boa de Setsuan de Bertolt Brecht. Em ambas as obras, os autores conguram seus protagonistas com um estigma, mostrando diferentes estratégias e resultados para a composição da identidade social. Desse modo, todo o processo de negociação inerente às interações das personagens se dá a partir da alteridade imposta pelo elemento rejeitado.



Resumo Inglês:

This paper aims to explore the social identity construction, taking into consideration some dimensions of stigma in two plays of the German theatre, the rst part of the twentieth century: Der Hauptmann von Köpenick by Carl Zuckmayer and A alma boa de Setsuan by Bertolt Brecht. In both works, the authors create main characters with a stigma, showing different strategies and results for the foundation of social identity. Thus, the negotiation process inherent to the characters' interactions happens based on the alterity of the rejected element.