CONSTRUÇÃO DE MAQUETE TÁTIL PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE POR ALUNOS CEGOS BASEADA NO DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO

Revista Paranaense de Educação Matemática

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ISSN: 22385800
Editor Chefe: Fábio Alexandre Borges
Início Publicação: 30/09/2012
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

CONSTRUÇÃO DE MAQUETE TÁTIL PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE POR ALUNOS CEGOS BASEADA NO DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO

Ano: 2016 | Volume: 5 | Número: 9
Autores: Aida Carvalho Vita, Verônica Yumi Kataoka
Autor Correspondente: Aida Carvalho Vita | [email protected]

Palavras-chave: Metodologia do Design Centrado no Usuário, Conceitos Básicos de Probabilidade, Alunos Cegos, Maquete tátil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é refletir sobre a construção de uma maquete tátil (MT) proposta por Vita para a aprendizagem de conceitos básicos de Probabilidade (cbP) por alunos cegos. A MT, composta por artefatos, tarefas de reconhecimento tátil e tarefas da Sequência de Ensino Passeios Aleatórios do Jefferson, resultou da construção sequenciada de cinco protótipos, desenvolvidos conforme as cinco etapas da metodologia do Design Centrado no Usuário: identificação da necessidade do projeto centrado no usuário; especificações do contexto de operação; especificações das exigências dos usuários; solução de design; avaliação. A avaliação dos protótipos foi baseada no conceito ergonômico de usabilidade, sendo que as opiniões dos alunos sobre a MT e suas estratégias ao manuseá-la na resolução das tarefas foram fundamentais nesse processo. A MT mostrou-se facilmente moldável às adaptações curriculares, e os alunos cegos demonstraram competência e proficiência no trabalho com os cbP. Por tudo isso, considera-se que a MT apresentou potencial para ser utilizada como material didático na escola e na aprendizagem de cbP. Assim, espera-se que as reflexões apresentadas possam contribuir para o processo educacional inclusivo e para a aprendizagem dos cbP por todos os alunos, incluindo os cegos, possibilitando, por conseguinte, o desenvolvimento do letramento probabilístico dos mesmos.



Resumo Inglês:

This paper aims to reflect about the construction of a tactile model (MT), proposed by Vita, for learning basic concepts of probability (cbP) for blind students. The MT, composed of artefacts, tactile recognition tasks and the task sequence Jefferson’s random walks, resulted from the construction sequenced five prototypes, developed according to the five steps of the User-Centred Design methodology: identifying the need of user-centered design, specification of context operation; specification of user requirements, the design solution; evaluation. The evaluation of the prototypes was based on the ergonomic concept of usability, and the opinions of students about TM and the strategies they employed when using it in the resolution of tasks were fundamental in this process. The MT was easy to modify according to curricular adaptations, and blind students demonstrated competence and proficiency in working with cbP. Finally, it is considered that MT has the potential to be used as didactic material in school and learning cbP. It is hoped that reflections like these can contribute to inclusive educational process and learning of cbP for all students, including the blind, envolving them all in the development of probabilistic literacy